Faleceu Don Perlin
Mais um nome quase onipresente da Era de Bronze nos deixa… Don Perlin faleceu aos 94 anos, ainda não temos a divulgação do motivo… mas ele ainda era bem ativo aqui no Facebook até semanas atrás.
Perlin foi aluno de Burne Hogarth, um dos desenhistas mais conhecidos de Tarzan, tendo iniciado sua carreira aos 14 anos. Na mesma “turma” de alunos, ele fez amizade com outra lenda, Al Williamson. No entanto, sua carreira foi interrompida por ter sido convocado para a Guerra da Coreia.
Essa experiência de guerra o tornou apto para desenhar histórias de guerra para a Charlton Comics, e também desenhou para a Dell-Gold Key. Na época, seu estilo era mais realista (influência de Hogarth), até que chegou na Marvel, no começo da Era de Bronze…
Desenhando Dr. Strange, Thor, Morbius, Werewolf by Night, Man-Thing, Cap. América, Ghost Rider e, seu grande destaque, Defenders, onde passou muitos anos, Perlin estilizou seu desenho em algo intermediário entre Rich Buckler e Sal Buscema, com alguma semana com Alex Saviuk, outro veterano de tiras de jornal… mas ele dizia que foi influenciado por John Buscema (que era mais realista…). Enfim, o traço de Perlin era suficientemente autêntico para identificar seu trabalho.
Perlin saiu da Marvel com Jim Shooter, quando este fundou a Valiant. Lá fez outras coisas, como editar Shadowman, Solar e Magnus Robot Fighter, além de desenhar Solar e Bloodshot… e aqui veio o grande destaque de sua carreira: a criação de Bloodshot, que ele não só desenhou, mas também criou e escreveu.
Bloodshot se tornou um dos personagens mais relevantes da Valiant, sendo destaque até hoje, e o único personagem com filme de cinema desse universo. Obviamente que Perlin usou seu conhecimento militar para desenvolver Bloodshot.
Bom, ficam aqui nossos agradecimentos pelas histórias que Perlin desenhou, editou e escreveu. Estava aposentado desde meados dos anos 1990, mas ainda frequentava bastante convenções e atuava bastante na internet, sendo ligado ao fundo de aposentadoria dos criadores de quadrinhos… mas também foi uma vítima da hiperpolarização política idiota dos últimos tempos.
Nos deixa mais um grande nome… obrigado… R.I.P.
PM Agria é fã antigo da Marvel (e da Valiant também!), lendo quadrinhos assiduamente desde 1978. Também trabalhou como tradutor de quadrinhos das editoras Brainstore e Panini, entre outras. Quer ver mais matérias sobre a Marvel? Visite o blog Marvel Multiverse, a fanpage Marvel Multiverse e o grupo PM Agria’s Marvel Multiverse no Facebook!